Cabelos limpos e cheirosos com xampu sólido natural

Uso xampu em barra há pelo menos seis meses e não o troco por mais nada. Deixei de lado as opções vendidas em frascos de plástico e lavo os cabelos com um produto livre de aditivos químicos, substâncias artificiais, conservantes ou derivados de petróleo. Eu me adaptei às opções da Saboaria Sementes de Gaia, mas há outras marcas disponíveis no mercado, como BoaCativa NaturezaFefa PimentaCheiro VivoYamuna ArtesanalLush, entre outras

IMG_5407

Minha rotina de higiene capilar não mudou. Continuo lavando os cabelos diariamente. Na primeira vez, duvidei da eficiência do produto. Afinal, foram anos a fio convivendo com os xampus líquidos. Mas deu super certo! O modo de usar é super simples e eficiente:

1 – Molhe os cabelos;

2 – Esfregue a barra na raiz dos cabelos até fazer espuma… E prepare-se, porque faz muita espuma;

3 – Massageie e esfregue bem o couro cabeludo só com a espuma;

4 – Enxágue o cabelo.

Não tem segredo, né? O cheiro é um diferencial que adoro, porque não lembra em nada as fragrâncias artificiais que, às vezes, até me provocavam dores de cabeça e alergias. Arrisco dizer que o perfume tem cheiro de natureza – não estou exagerando! E o banho também fica mais prático: todos os xampus da Saboaria Sementes de Gaia também servem como sabonete para o corpo.

Antes de usá-lo, eu corto a barra em quatro pedaços. Cada quadrado dura cerca de 10 dias e é recomendado deixar o pedaço em saboneteiras abertas para que não amoleça. Acabei me rendendo à Saboneteira GAIA, que é feita de ácido poliláctico (PLA), material atóxico, ecológico e biodegradável. O PLA é um poliéster termoplástico feito com amidos de milho, mandioca, beterraba e cana-de-açúcar; e portanto, é biodegradável, compostável, e reciclável. Aliás, minha composteira chegou nesta semana, mas isso é assunto para outro post em breve.

Os outros três pedaços devem ser acondicionados no saquinho plástico e em lugar fresco e seco, como a gaveta ou o armário do banheiro. Não preciso de uma balança para verificar que a quantidade de plástico empregada nessa embalagem é bem menor que aquela dos frascos dos xampus líquidos. Entretanto, no caso do xampu sólido, o plástico utilizado na embalagem é livre de BPA, substância já mencionada em posts sobre canudinhos e papéis térmicos – aquele papelzinho amarelo que serve como recibo em compras com cartões de crédito. Obviamente, esse saquinho plástico vai direto para a reciclagem.

Claro que as embalagens de plástico dos xampus convencionais também são recicláveis. Porém, até mesmo a reciclagem gera impacto ambiental porque é cara e gasta muita energia. E lembre-se que nem tudo é reciclado no país! Ainda não temos usinas suficientes que atendam toda a demanda. O lixo, sendo reciclável ou não, vai acabar em aterros sanitários ou até mesmo em lagos, rios… melhor parar por aqui! Acabei de me lembrar de uma foto que vi em 2014. A seca do rio Tietê revelou um mar de garrafas PET no Rio Tietê, na cidade de Salto, interior de São Paulo. Veja a foto e leia a notícia aqui.

IMG_5406

O rótulo, impresso em papel reciclável, do Shampoo de Brilho traz apenas ingredientes naturais – exceto a cerveja importada que vem marcada como aditivo. Mas você já reparou que muitos fabricantes de xampus líquidos não se dão nem ao trabalho de traduzir os rótulos? Faça o teste: procure a lista de ingredientes e perceba que até água é water ou aqua. O restante é uma combinação de nomes técnicos impronunciáveis até em português, que incluem parabenos, óleos minerais, parafina líquida, sulfato, silicone, derivados de petróleo, lauril, parabenos, BHT, EDTA, estabilizantes, fragrâncias sintéticas, corantes artificiais e conservante químicos.

Eu sei o que é cerveja, linhaça, citronela ou anis. Mas e os parabenos? Embora tenham sido criados em laboratório para conferir proteção contra micróbios e outros microrganismos, garantindo tanto a integridade do produto como a saúde de quem o usa, infelizmente não é bem assim que as coisas funcionam. Estudos – ainda não definitivos – apontam que esses compostos químicos podem causar câncer, alergias cutâneas e envelhecimento precoce da pele. Na dúvida, prefiro continuar usando o xampu em barra com manteiga de muru-muru, óleo essencial de alecrim, entre outros ingredientes acima de qualquer suspeita.

Se você chegou até esse parágrafo, talvez você esteja se perguntado como fazer levar esse xampu em barra em viagens. Se a viagem for longa, basta mantê-lo no saquinho plástico. Mas se for de curta duração, é só transportá-lo em uma latinha. A Lush tem uma opção bem bacana – veja aqui -, mas um dia, de improviso, acabei usando uma lata vazia de manteiga e deu certo. Agora meu xampu sólido sempre viaja na lata que já serviu para armazenar manteiga. E em voos internacionais, dá até para levar o xampu em barra na bagagem de mão.

E por falar em viagens e deslocamentos, a saboaria Sementes de Gaia entrega em todo o Brasil. Recebo os xampus em uma caixa de papelão, que vai direto para a reciclagem. Além da qualidade dos produtos, o pessoal é muito atencioso. Sempre recebo algum xampu ou sabonete de brinde para experimentar. Por causa desse tipo de agrado, descobri o xampu de barba e, como disse no começo deste post, não o troco por mais nada.

Anúncios

Autor: Daniel Navarro Sonim

Daniel Navarro Sonim é jornalista e tenta levar uma vida mais sustentável e saudável com menos lixo e sem desperdício. danielnavarro@ig.com.br

3 comentários em “Cabelos limpos e cheirosos com xampu sólido natural”

  1. Eu adoro os xampus e sabonetes da Erika (Sementes de Gaia)! Já vou pra minha terceira compra no site de tão bons que são os produtos. E o mais legal é que por serem todos naturais dá pra usar xampu como sabonete e vice versa, pelo menos eu testei e dá super certo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s